quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A maldição do roqueiro cocô

GG Allin foi imortalizado como o frontman mais atroz da história do rock. Ele desperta repulsa e fascínio até hoje graças as suas lendárias performances no palco que envolviam nudez, automutilação, agressão, inserir o microfone em partes não ortodoxas do corpo e é claro, se divertir com as próprias fezes.

Mas ao mesmo tempo em que tudo essas peculiaridades chamaram a atenção do mundo para este personagem, também acabaram por eclipsar o fato que ele compôs algumas canções bem decentes ao longo de quase duas décadas de carreira. A maioria das pessoas que já ouviram falar em GG Allin sabe dizer que ele tinha um pinto microscópico, mas não consegue citar nenhuma música dele.

Porém existem aqueles que foram influenciados não pelo mito, e sim pela música de Allin. E alguns até mesmo quiseram pagar tributo a esta improvável criatura que caminhou pela terra untada em sangue e merda.

Social Frantoio – Bite You Scum

Aparentemente é isto que acontece quando dois maconheiros encontram um violão, uma flauta inca e tocam punk rock. Eu não achei nenhuma outra música ou qualquer informação sobre o Social Frantoio, então ao que parece esta é a sua única obra. E não é nada mal na minha opinião. Quatro acordes, uma flautinha pirada e improvisos em italiano. E toneladas de maconha.

Faith No More – I Wanna Fuck Myself

Boatos do mundo do rock já atribuíram a Mike Patton fetiches sexuais pouco higiênicos e recentemente ele perdeu a sensibilidade de uma das mãos ao se cortar com cacos de uma garrafa atirada ao palco. Ou seja, o bonitão tem muito mais a ver com GG Allin do que aparenta. Junto ao Faith No More, ele presta homenagem ao ídolo tocando este hino ao amor próprio.

Satan’s Acoustic Revolution - Bite You Scum

Ok, esses caras são uns babacas. A maquiagem é clichê, o baterista é horrível, o vocalista não consegue tocar e cantar (?) ao mesmo tempo e o outro mano tem dificuldade com os quatro acordes da canção. Mas esses quatro acordes são tão fodas que a música parece ser a prova de tudo e soa bem legal na maior parte do vídeo. O resto é um show de vergonha alheia.

Beck – Tough Fuckin Shit

Já se foi dito que os maiores perdedores do planeta são atraídos por GG como se ele fosse um imã. E o Loser em pessoa aparece aqui pra comprovar essa tese. Antes de ser um dos queridinhos da musica alternativa americana, Beck passou por maus bocados, vivendo em um galpão infestado de ratos e trampando em uma locadora. Foi nesse período que ele fez uma versão folk pra essa canção de auto-afirmação anti-social.

Moleque do Youtube – Die When You Die

Vejam só o poder da internet. O moleque acaba de aprender a ler, descobre sobre o roqueiro cocô em algum site e já manda ver um vídeo dele tocando um cover do novo ídolo. O pivete se confunde com as letras e acordes e parece meio constrangido em soltar sua voz pré-púbere ao entoar o refrão. Mas tudo bem, é só um pirralho se divertindo e parecendo adorável enquanto canta versos sobre aniquilar a humanidade infectando a todos com AIDS após contrair a doença de um travesti.

The Shanes – Bite You Scum

Banda alemã faz essa incrível versão em polca de uma das maiores músicas de não conformismo da história. O próprio GG Allin teria ficado pasmo com esses arranjos e os solos insanos de violino. O que eu posso dizer mais? Ficou do caralho.

Lemonheads – Laying Up With Linda

Provavelmente umas das canções mais bonitas de Allin, ganhou recentemente esse cover dos Lemonheads. Não difere muito da original, exceto pelo solo de guitarra no meio e pela melhor qualidade de gravação. “Laying Up With Linda” foi umas das inúmeras incursões acústicas de GG, um fã de Johnny Cash e Hank Williams. Essas influências o levariam a gravar “Carnival of Excess” um álbum de outlaw country lançado em 1995, dois anos após sua morte por overdose de heroína. É provavelmente sua melhor obra.

GG Allin acabaria por se tornar um dos grandes ídolos de Hank Williams III, neto do grande herói de Allin, fechando um estranho círculo de influências. A moral da história é: não julgue um artista apenas pela merda que ele faz no palco.

Aff, e esse cara tacando fogo na guitarra?

2 comentários:

  1. Muito boa a postagem!!! quando chegar em casa ouvirei todas as musicas. =)

    ResponderExcluir
  2. It also enhances the strength of the abs and therefore tones them perfectly.


    Stop by my web-site; Flex belt Reviews

    ResponderExcluir