quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Como arruinar sua popularidade em 12 meses

Eu vi Gilberto Kassab na Câmara Municipal na semana passada. Ele tinha ido participar de um debate sobre reciclagem energética em São Paulo e na saída passou a dois passos de mim. Me chamou a atenção o ar abatido do sujeito que ganhou fama, entre outros motivos, por seu pulso firme em discussões contra a indústria publicitária, manifestantes com nome de cerveja e proprietários de casas de diversão.


Foi difícil decidir por quem torcer nessa disputa.

Bom, acho importante destacar que isso aconteceu 24 horas antes da coletiva que ele deu a respeito da catastrófica enchente que atingiu a cidade. Ali sua expressão evoluiu de um “Por que esse ano não acaba logo” para um “Meu Deus, POR QUE ISSO TÁ ACONTECENDO COMIGO?”.

E por que isso aconteceu com ele? Há pouco mais de um ano Kassab era reeleito com 60% dos votos válidos do segundo turno. Seu indicie rejeição era baixíssimo e a maioria da população considerava seu mandato ao menos não- tão-horrível. Além disso, ele passava a imagem de um cara limpo e distante de politicagens e tramóias partidárias. Era um outsider fazendo o que devia ser feito. A patética campanha eleitoral de Marta Suplicy, que tentou minar a popularidade do sujeito através de boatos apenas facilitou as coisas pra ele.

Então 2009 chegou e, rapaz, as coisas ficaram estranhas. Agora vamos recapitular as atitudes mais suicidas, autoritárias e simplesmente retardadas que levaram o glorioso caçador de VAGABUNDOS à lama do Tiete.

E isso não é uma metáfora

Fretados? Acho que não...

Essa medida foi tão cretina que eu fico sem palavras. Com vocês, a Prefeitura:

Começa a vigorar em São Paulo nesta segunda-feira (27/07) a Zona Máxima de Restrição à Circulação de Fretados (ZMRF). As mudanças devem melhorar em 11% a fluidez do trânsito dentro da ZMRF, embora em algumas vias onde havia grande circulação de fretados a melhora poderá ser maior. A medida tem como objetivo organizar a circulação desses veículos, para oferecer maior conforto para passageiros e maior fluidez ao trânsito. A ZMRF engloba uma área de 70 quilômetros quadrados de restrição para a circulação dos ônibus fretados. A proibição terá um horário específico: de segunda-feira à sexta-feira, das 5 horas às 21 horas.

Ah, provavelmente ninguém nem anda por aí...

Ok. Então você quer melhorar as condições de transporte da população, além de restringir a poluição do ar. Então o que você faz? Proibi empresas privadas de levar pessoas confortavelmente ao seu trabalho, faz um monte de gente tirar o carro da garagem, satura o transporte público, aumenta a demanda por veículos e muito provavelmente coloca ônibus velhos nas ruas pra compensar? É, acho que essa é a idéia.

A maioria das pessoas não sacou isso e não viu muita barganha em trocar um ônibus leito com ar condicionado por três baldeações e muita bolinação. Um bando de caretas egoístas, eu sei, mas o ser humano é assim.

Pense nisso como uma grande micareta

O pior de tudo foi a forma arbitrária que a medida foi imposta. A população não foi ouvida, afinal, por que os maiores afetados pela lei deveriam entender alguma coisa sobre o assunto? E não só eles, por que especialistas em trânsito deveriam entender também? É isso mesmo, uma das principais críticas ao projeto foi a falta de estudo em relação às área de restrição, impacto no trânsito e no funcionamento do transporte público.

Ok, nós inventamos tudo, mas foi pelo bem de vocês... e da natureza!

Caos? Onde?

Esse foi um ano especialmente chuvoso em São Paulo. Não podemos culpar o prefeito por isso. Mas você sabe, admitir que a coisa tá feia, dizer que medidas estão sendo tomadas e ao menos visitar a população pra dar um helps na galera seriam coisa dignas. Kassab não fez nenhuma delas. De fato, ele disse que não havia caos, só tinha chovido muito e o que tinha de ser feito já estava feito, e muito bem feito.

É COMO VIVER EM VENEZA, SEUS ESTÚPIDOS!

Aparentemente, Kassab tem um conceito complexo sobre o caos. Segundo ele “houve situações difíceis, o Tietê transbordou, mas era uma situação especifica e todos sabiam o que estava acontecendo e pra onde tinham de ir. O caos é diferente. O caos é o caos”.

Sem problemas, eu sei EXATAMENTE o que está acontecendo

Pessoas que ficaram 7 horas no trânsito, tiveram suas casas invadidas pela água ou viram seus bairros se tornarem uma versão urbana do pantanal acharam um pouco de falta de sensibilidade dizer uma coisa dessas. Depois elas descobriram que a prefeitura gastou mais em propaganda do que em medias anti-enchentes. Ai ficou tudo beleza.

Aumento de impostos? Como pode dar errado?

Impostos. O maior vespeiro que um político pode enfiar sua cabeça. Não importa se por um motivo justo ou não, você vai sair queimado. Existe um velho jargão que Kassab demonstrou desconhecer que diz “nunca aumente impostos aleatoriamente, seu retardado cretino”.

Talvez no pior movimento de seus dois mandatos, o prefeito decidiu reavaliar os critérios de cobrança de IPTU do município. Não haveria nada de errado com isso, desde que houvesse coerência nessa reavaliação de acordo com o reajuste da inflação, com os preços do mercado de imóveis e a valorização de certas regiões da cidade. Novamente, confiante em sua capacidade de onisciência, Kassab ignorou essas bobagens e sugeriu um aumento genérico, que entre outras coisas acabou por deixar o imposto da região da Cracôlandia mais caro do que nos Jardins.

Os benefícios da máquina tributária já podem ser notados

Ninguém achou isso legal. Da ZL ao Morumbi, ninguém curte impostos. E o prefeito ganhou o carinhoso apelido de Taxab. Lembram-se da Martaxa? Lembram-se de como aquela história acabou? É um fato, paulistanos podem viver, literalmente, flutuando sobre um mar de leptospirose por dias com relativa paciência, mas não toleram que alguém envie uma conta a mais pra pagar.

Estou fazendo um bom trabalho? Me diga enquanto eu aumento meu salário

Ok, tem outra coisa que as pessoas odeiam. Quando políticos aumentam o próprio salário. É motivo de linchamento. Especialmente quando isso é feito ao mesmo tempo em que os impostos sobem e os gastos com a população são cortados.

A proposta de aumento foi tão obscena, que os vereadores ficaram constrangidos em votar e pediram o adiamento da pauta. Isso inclui não só vereadores da oposição, mas também da base aliada. Eles argumentaram que o momento não era bom. Sabe, com toda aquela água da enchente que ainda não baixou e aumento de impostos que a gente acabou de aprovar. Então a votação foi suspensa. E galera foi jogar bola.

Os vereadores de Guarulhos ganharam por 2x0

Então, por que tudo isso aconteceu com ele?

Não acho que foi uma atitude “agora que eu fui reeleito, vou botar as manguinhas de fora”. O que eu vejo no Kassab é uma imperícia política, parecida com a do padrinho dele, José Serra. Talvez ele não seja mal intencionado, mas não sabe lidar com opositores, críticas externas e nem ouvir outros pontos de vista. Ele governa São Paulo como se fosse um sindico de um condomínio esnobe. O que eu penso disso? Se fode ai paulistano e pague seu voto. Eu moro em São Bernardo.

E me invejem, o meu vice-prefeito é esse cara

2 comentários:

  1. AAAAUUU!!!! (era pra ser um latido)

    realmente. vamos encarar o metrô como uma micareta onde é mais fácil encoxar, as enchentes como grandes banhos coletivos e o fechamento de puteiros como incentivo à promiscuidade para que ninguém mais tenha que pagar por sexo.

    Eu voto e moro em São Caetano, mas passo 12 horas dos meus dias em São Paulo.Tomar no cu, Kassab.

    ResponderExcluir
  2. ah, tira a palavra de confirmação do comentário, é um porra

    ResponderExcluir